É mais fácil trocar uma gestão viciada que desmotiva todo time, ou trocar toda a equipe ?

RELATO DE UM BOMBEIRO

Certa vez um bombeiro civil se queixou com seus companheiros de equipe sobre dos métodos que eram aplicados por sua gestão, que era mandatória, sem argumentação e totalmente imposta pelo gestor, afinal ele era o "chefe" do setor. Uma gestão relativamente parecida com o militarismo.

Esse bombeiro era um profissional exemplar, atendia todos os requisitos necessários para gerir uma equipe, porém o que mais o desmotivava era ter que realizar os serviços sem poder aplicar melhorias devido a gestão sempre estar fechada para novas ideias. O gestor não se preocupava com o bem estar de seus subordinados, ele simplesmente se preocupava em mostrar resultados positivos aos seus superiores.

Com passar do tempo, a desmotivação do bombeiro foi aumentando cada vez mais, até que os demais companheiros de equipe também foram se desmotivando por não haver um simples reconhecimento, não escutavam nenhum "obrigado" pelas tarefas que exerciam.

Em um determinado momento toda a equipe chegou ao limite e recorreram aos superiores hierárquicos de seu gestor, porém de nada adiantou, afinal, aquele gestor já tinha mais de 20 anos de empresa e tinha criado uma estabilidade imensa.

A pergunta que deixo é "COMO LIDAR COM ESSE MODELO DE GESTÃO NO DIA DE HOJE?"

É MAIS FÁCIL TROCAR UMA GESTÃO VICIADA QUE DESMOTIVA TODO O TIME OU TROCAR TODA A EQUIPE?

Por mais que se troque todos os componentes de uma equipe, a causa raiz permanecerá no setor, novos funcionários chegarão, iniciaram o processo de integração e com o passar do tempo os mesmos problemas de gestão voltarão a ocorrer, afinal, o principal problema do setor ainda estará por lá.

O mercado vem mudando e a metodologia de uma gestão também. Um setor tem a ganhar quando se tem uma equipe motivada, quando um gestor valoriza seus colaboradores e tem empatia "se coloca no lugar de seu colaborador", a valorização de um funcionário vem de um simples "obrigado" até uma "promoção". Devemos nos dias de hoje valorizar as pessoas, pois quando somos valorizados, a tendência é que produziremos mais e agregaremos mais na vida das pessoas e de todo o negócio.

A gestão humanizada vem construindo um novo mercado, fazendo do ambiente de trabalho, um local mais agradável onde mantém a liderança mais acessível para dar uma melhor atenção aos seus subordinados e com isso a tendência é que se crie laços de confiança entre as pessoas.

Devemos dar atenção a essa classe de profissional, pois o bombeiro deve estar preparado psicologicamente e fisicamente para executar os atendimentos a emergência, afinal, bombeiro bom é bombeiro descansado, o que todos devem entender é que na hora que ocorrer um incêndio e um bombeiro estiver exausto devido a execução de atividades que muitas das vezes não cabe a esse profissional, o pior poderá acontecer com o mesmo e com toda a sua equipe, isso poderá impactar diretamente a perdas patrimoniais, humanas e ambientais.

Por Wildison Mendes Consultor em Prevenção e Combate a Incêndio GRUPO CTESP