Bombeiro Civil x Técnicos de Segurança. Riscos na profissão!

O Técnico em Segurança do Trabalho é responsável por apurar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes pertinentes ao trabalho, identificar variáveis de controle de doenças e afins, orientar o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), entre outros.

TÉCNICO DE SEGURANÇA E OS  RISCOS DA PROFISSÃO

Sabemos dos diversos riscos e perigos que muitas vezes o ambiente de trabalho pode ocasionar aos trabalhadores; e, portanto, ao Técnico de Segurança diretamente envolvido. Como: radiação, contato com agentes biológicos, eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos e ferramentas manuais são alguns exemplos de perigos enfrentados pelos trabalhadores.

A Segurança do Trabalho vem justamente para ajudar a proporcionar ao trabalhador e empresa um ambiente sem riscos e perigos.

O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?

As principais funções que um Técnico em Segurança do Trabalho deve desempenhar são:

• Implementar e participar da elaboração e políticas de saúde e segurança do trabalho (SST);
  • Desenvolver ações educativas na área de SST;
  • Realizar o diagnóstico da situação de SST da instituição;
  • Investigar, analisar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes;
  • Identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • Integrar processos de negociação;
  • Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • Orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).

Como é o mercado de trabalho e quanto ganha um Técnico em Segurança do Trabalho?

O Técnico em Segurança do Trabalho é uma profissão que está em alta e é necessário em todas empresas.

Visto que a procura por profissionais dessa área está alta, grande parte dos alunos termina o curso técnico já com emprego ou estágio garantido.

Os principais atrativos dessa profissão é a duração do curso que, por ser um curso técnico, não leva mais de dois anos para ser concluído.

Já a média salarial, de hoje quem trabalha como Técnico em Segurança do Trabalho ganha um salário de R$2.875,00.

Quem define o piso salarial do Técnico em Segurança do Trabalho são os sindicatos da categoria. Por isso, o salário pode variar conforme a cidade ou o estado, além do setor de atuação do técnico.

Alguns sindicatos estabelecem pisos salariais diferenciados para Técnicos em Segurança do Trabalho que atuam em plataformas offshore, hospitais, engenharia, comércio, construção civil e indústria.

Conclusão

O Técnico em Segurança do Trabalho é fundamental para o dia a dia de uma empresa, já que ele é responsável por desenvolver ações educativas na área de SST, apurar e recomendar medidas de prevenção e controle de acidentes, orientar o uso de equipamentos de proteção individual ou coletiva, entre outros.

Uma das áreas exploradas pela Segurança do Trabalho é a voltada para a Radioproteção de uma empresa, já que estamos diariamente expostos.

Mas embora muito pouco abordada a segurança desse profissional é de suma importância, pois o dia a dia de trabalho envolve contato direto com todos os riscos de uma empresa.

Esse profissional deve estar sempre “garantido” através de uma apólice de seguros de acidentes pessoais, pois se algum imprevisto ocorra, seus direitos e de sua família sejam prezervados trazendo a tranquilidade de exercer suas atividades de forma segura .

Clique abaixo!

Proteja-se aqui ! R$ 149,00  por Ano

Exibindo de 1 a 4 resultados (total: 17)